Processo Seletivo

A inscrição para o processo de seleção, que visa à admissão semestral ou anual de novas turmas ao PPG-Biotec, terá seu período determinado pela Comissão de Programa em Editais ou Chamadas Públicas.

Poderão inscrever-se para a seleção do Programa em nível de Mestrado Profissional portadores de Diploma de Cursos de Nível Superior – graduação plena – em qualquer área do conhecimento, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A Chamada Pública poderá admitir a inscrição de candidatos mediante a apresentação de comprovante oficial de que está no último semestre do curso de graduação plena, com previsão de conclusão até a data da primeira matrícula no PPG-Biotec.

Poderão inscrever-se candidato portador de diploma de curso superior fornecido por instituição de outro país, desde que revalidado por órgãos competentes no Brasil, de acordo com as normas para cursos e programas de pós-graduação stricto sensu da UECE.

Poderão inscrever-se para a seleção do Programa em nível de Doutorado Profissional portadores de Diploma de Mestrado – Acadêmico ou Profissional – em qualquer área do conhecimento, reconhecidos pela CAPES.

A Chamada Pública poderá admitir a inscrição de candidatos mediante a apresentação de comprovante oficial de que já cumpriu todos os créditos exigidos pelo curso de mestrado e já realizou a qualificação da dissertação, com previsão de defesa de Dissertação até a data da primeira matrícula no PPG-Biotec.

Poderão inscrever-se candidato portador de diploma de mestrado fornecido por instituição de outro país, desde que revalidado por órgãos competentes no Brasil, de acordo com as normas para cursos e programas de pós-graduação stricto sensu da UECE.

A oferta do processo seletivo deverá ser realizada, pelo menos, uma vez por ano, podendo ter frequência maior de acordo com a disponibilidade de orientadores e a avaliação de demanda potencial.

A Comissão de Programa do PPG-Biotec fixará, fazendo constar na Chamada Pública de inscrição, o número de vagas, levando em consideração a disponibilidade de vaga de orientação do Corpo Docente, independentemente da Instituição da Associação.

Para a inscrição dos candidatos à seleção do PPG-Biotec, exigir-se-ão:

  • Formulário de inscrição, online, devidamente preenchido, com indicação da Instituição à qual deseja se vincular;
  • Cópia do Diploma e Histórico Acadêmico de Graduação ou documento equivalente;
  • Cópia do Diploma e Histórico Acadêmico de Mestrado ou documento equivalente;
  • Cópia de documento comprobatório de identidade com foto;
  • Documento comprobatório de estar em dia com as obrigações eleitorais – Certidão de Quitação Eleitoral, emitida pelo TRE ou TSE, no caso de candidato brasileiro;
  • Cópia do currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq;
  • Ficha de Pontuação do Curriculum vitae preenchida;
  • Cópia dos documentos comprobatórios da pontuação constante na Ficha de Pontuação do Curriculum vitae;
  • Pré-Projeto de pesquisa de acordo com as linhas do PPG-Biotec e aos projetos dos docentes do programa;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, cujo valor será divulgado a cada chamada pública de seleção de alunos.

Além dos documentos constantes no caput deste artigo, poderão ser solicitados outros documentos, a critério da Comissão de Programa, que deverão ser especificados no Edital ou Chamada Pública de Seleção.

A Coordenação Geral homologará o pedido de inscrição do candidato, em vista da documentação apresentada.

Será obrigatória a apresentação dos documentos, de acordo com a especificação do Edital ou Chamada Pública de seleção.

A admissão ao PPG-Biotec será realizada após o processo de seleção, o qual será cumulativamente eliminatório e classificatório.

O processo de seleção do PPG-Biotec constará de, no mínimo:

Análise do pré-projeto de pesquisa;

Análise do Curriculum Vitae.

Outras etapas poderão ser adicionadas ao Edital ou Chamada Pública do processo seletivo do PPG-Biotec, a critério da Comissão de Programa.

A seleção dos candidatos inscritos estará a cargo da Comissão de Seleção do PPG-Biotec.

A análise do pré-projeto de pesquisa deverá ser realizada por 03 (três) docentes, preferencialmente de instituições diferentes daquela à qual o candidato deseja se vincular.

Instituições Participantes