Com objetivo de promover o melhoramento genético tendo como principal ferramenta a reprodução programada, utilizando as biotécnicas de sincronização do estro, criopreservação do sêmen e inseminação artificial utilizando material genético advindo de reprodutores melhoradores para a produção de leite, foi realizado no município de Jaguaretama/CE, um Dia de Campo para demonstrar, na prática, o uso destas biotécnicas.
Participaram do evento acadêmicos, produtores rurais e representantes de entidades civis e governamentais, Sindicatos de Produtores Rurais, Associação Brasileira de Criadores de Caprino (ABCC), Prof. José Ferreira Nunes (Professor Emérito/UECE), Prof. Altemar da Costa Muniz (Chefe de Gabinete/UECE), Prof.ª Ana Paula Ribeiro Rodrigues (Docente/UECE), Cristiane Clemente de Mello Salgueiro (Docente/UECE), Dr. Olivardo Facó (EMBRAPA/CNPC Sobral/CE), Sistema FAEC/SENAR, Banco do Nordeste, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), Instituto Iarte, SEBRAE, Secretaria do Desenvolvimento Agrário (Sr. Márcio Peixoto), IFCE Limoeiro do Norte, Filadelfo Roberto Lima Pinheiro (CAPRITAMA), Luís Alberto Linhares Rufino (Médico Veterinário), Wallisson Bruno de Moraes Pacheco (Doutorando/PPGCV/UECE) Leonardo Alves Rodrigues Cabral (Doutorando/PPGCV/UECE).
Durante o evento, o pesquisador José Ferreira Nunes lançou o projeto ACP LACTE, composto lácteo de água de coco e leite de cabra em pó. “Este projeto é super importante para nossa região, que com certeza gerará emprego e renda e nutrição apropriada para nossas crianças, diminuindo a deficiência proteica que assola nossa região”, afirma o pesquisador Dr. Nunes acrescentando que é função do pesquisador desenvolver opções tecnológicas para oferecer ao governo.
Na oportunidade, o professor José Ferreira Nunes recebeu da CAPRITAMA uma comenda comemorativa dos 10 anos da cooperativa.