Catedráticos da Uece são homenageados por dedicação a desenvolvimento da universidade
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) celebrou hoje (26) na conjuntura do esboço histórico e pedagógico da instituição homenagem a duas personalidades que efetivaram ao longo da trajetória da entidade principalmente no período de 1986 até os dias atuais importantes iniciativas, inclusive no âmbito estrutural da unidade de ensino superior.
Estes dois entes, o professor doutor José Ferreira Nunes e o acadêmico Cláudio Régis de Lima Quixadá, que efetuaram ações e atividades principalmente para o curso de medicina veterinária da Uece, que segundo a coordenadora da faculdade da instituição deste setor, Sandra Salmito, ela ressalta que o professor Cláudio percebeu em Nunes qualidades inerentes a capacidade de observação e diagnóstica no aspecto de poderia vir a ser um membro de muito valor técnico deodontológico.
“Observando que ele tinha uma alta capacidade enquanto intelectual, atuando como professor, pesquisador que poderia vir a engrandecer a nossa UECE, essa ação de tê - lo trazido da Embrapa para a Uece se mostrou estar certa essa visão, uma vez que desde que Dr. Nunes ingressou na Uece ele sempre se destacou, sendo pioneiro em várias ações dentro da universidade, sendo ele o principal idealizador da pós - graduação dentro da UECE, e também foi o primeiro mestrado, né que foi o da Veterinária”, esclarece Sandra.
Na ocasião que contou com a presença de várias figuras exponenciais, contando também com professores e alunos da universidade que prestigiaram o evento. O Doutor Nunes afirmou que a homenagem representa o reconhecimento de 37 anos de trabalho, incluindo muita dedicação à ciência aplicada, e também com direcionamento principalmente no combate a fome dos mais necessitados.
“Gostaria também de ressaltar a importância da atuação em prol da Uece neste trabalho, porque de qualquer forma está havendo um reconhecimento nacional e internacional sobre o bioproduto ACP Lacte, e isso poderá realmente mitigar a fome que assola toda a região Nordeste e do mundo”, enfatiza Nunes.
O membro efetivo da Sociedade Brasileira de Farmacologia, com mestrado e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará, e pós-doutorado na Fontaine Research Park, University of Virginia, professor Nilberto Falcão, que prestou o próprio depoimento disse que o Nunes possui uma história inspiradora: “Um exemplo de como o trabalho duro com competência pode transformar a realidade, fazendo a diferença, o qual criou um centro de excelência praticamente do nada, e o mais importante formou uma escola de alunos que se espalhou, e deixou semente que perpetuarão seu trabalho”, aludiu o catedrático.