PPGBiotec teve a primeira defesa de tese em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal

A Doutoranda da primeira turma do Programa Profissional de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal, defendeu sua tese de doutorado.



Na quinta-feira, dia 26 de setembro, às 08h30, foi realizada a primeira defesa de tese do Programa Profissional de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Sob a orientação do Professor Dr. Rômulo José Vieira da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a doutoranda Adriana da Silva Barros Andrade vinculada ao ponto focal Universidade Estadual do Piauí (UESPI) defendeu sua tese intitulada "Desenvolvimento e validação de um aplicativo móvel para avaliação e manejo não farmacológico da dor neonatal".

A defesa foi realizada através da Plataforma Microsoft Teams, e a banca teve a seguinte composição: Prof. Dr. Rômulo José Vieira (Universidade Federal do Piauí, Presidente/Orientador), Prof. Dr. Dario Brito Calçada (Universidade Estadual do Piauí, Coorientador), (Prof.ª Dr.ª Eliana Campêlo Lago (Universidade Estadual do Maranhão, Titular), Prof.ª Dr.ª Lucíola Galvão Gondim Corrêa Feitosa (Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, Titular), Prof. Dr. Augusto Cezar Antunes de Araújo Filho (Universidade Estadual do Piauí, Titular), Prof. Dr. José Ferreira Nunes (Universidade Estadual do Ceará, Titular) e Prof. Dr. Ney Rômulo de Oliveira Paula (Universidade Federal do Piauí, Titular).

O marco histórico da primeira defesa de doutorado do PPGBiotec, da doutoranda Adriana da Silva Barros, deixa o Piauí super honrado e orgulhoso, tendo em vista a importância do PPGBiotec, não só para o Piauí, mas para todo o Brasil.

“Considerando-se que o Programa de Pós-graduação tem como objetivo principal formar recursos humanos qualificados para atuarem no desenvolvimento e validação de bioprodutos e bioprocessos na área de saúde humana e animal, e o Estado do Piauí, ser o detentor da primeira defesa de tese, destaca todo o esforço da equipe que realiza o PPGBiotec no Piauí, contando, sem nenhuma dúvida com o apoio da coordenação geral”. Professor Dr. Rômulo José Vieira Coordenador do Ponto Focal Piauí.

“A defesa de tese da doutoranda Adriana da Silva Barros Andrade é um acontecimento que orgulha a Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Pois a referida aluna é professora efetiva desta IES, sendo assim uma forma de incentivar outros professores da nossa instituição a oportunidade de obter o título de doutorado com excelência. Neste sentido agradecemos ao Prof. Dr. Rômulo José Vieira mentor da implementação do PPGBiotec na UESPI e orientador da aluna mencionada. O PPGBiotec vem agregando a UESPI diversas pesquisas na área da Biotecnologia Humana e Animal, que tem gerado patentes, capítulos de livros e artigos científicos. Ressaltando a excelência do nosso corpo docente e discente, que tem trabalhado arduamente para desenvolver pesquisa de ponta em Biotecnologia Humana e Animal e firmando parcerias com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Piauí (UFPI)”. Professora Dr.ª Valdiléia Teixeira Uchoa Coordenadora Institucional ponto focal UESPI.

Para o Professor Doutor José Ferreira Nunes Coordenador de Relações Interinstitucionais do PPGBiotec, a defesa da primeira tese de doutorado da aluna Adriana da Silva Barros Andrade é um marco histórico que dignifica a pós-graduação stricto sensu na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e destaca de forma integrada a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Enfatizou o Prof. Dr. Ney Rômulo, Coordenador Institucional do PPGBiotec na UFPI: É com muita felicidade que participamos deste momento ímpar e marcante para nosso PPGBiotec. A defesa da primeira Tese representa um marco e divisor de águas para o crescimento e consagração dos compromissos acadêmicos, profissionais e social que este relevante programa de pós-graduação representa para o nordeste e para todo o Brasil. Parabenizo ao idealizador e mentor Prof. Dr. José Ferreira Nunes pela competência e ousadia de acreditar que este sonho poderia ser concretizado. Parabenizo também ao orientador Prof. Dr. Rômulo José Vieira pela brilhante orientação, assim como parabenizo à nova doutora Adriana da Silva Barros Andrade pela conquista merecida. O desenvolvimento de ferramentas para aplicação direta na saúde é de suma importância para o aperfeiçoamento das ações a serem tomadas certeiras e objetivas dentro de um ambiente de unidade de saúde. Reforço, como coordenador do PPGBiotec/UFPI, que a Universidade Federal do Piauí nunca mediu e vai continuar apostando e trabalhando diuturnamente no desenvolvimento deste relevante programa de pós-graduação e deseja que, em um futuro breve, possamos ser reconhecido e alcancemos a nota 7, de excelência, pela CAPES. Viva o PPGBiotec, viva o NEOPAIN e viva a Biotecnologia em saúde do Brasil.

Disse ainda o Prof. Dr. Rômulo Vieira "A tese desenvolvida pela doutoranda Adriana Barros, atingiu, indiscutivelmente, o principal objetivo do curso, apresentado à toda comunidade científica e aos órgãos responsáveis pela saúde humana em todo Brasil e quiçá do mundo, um produto que contribuirá significantemente para um melhor desempenho dos profissionais da área de neonatologia, principalmente no monitoramento e tomadas de decisões no âmbito da dor neonatal. Congratulações a todos que fazem o PPGBiotec e parabéns a primeira doutoranda do programa".
Data: 28/09/2024
Instituições Participantes
Atendimento Via Whatsapp
FORTALEZA
08 às 12 hrs e 13 às 17 hrs (85) 3101-9854