Livro Exigências nutricionais de caprinos e ovinos: BR – Caprinos & Ovinos

Sistema pode melhorar nutrição de caprinos e ovinos no Brasil
Obra reúne dados de mais de 20 anos de pesquisas para a produção de pequenos ruminantes sob as condições específicas do país

Referência mundial na produção de bovinos, como vacas e bois, o Brasil trabalha para evoluir de pequenos ruminantes, como bodes, cabras, carneiros e ovelhas. Grupos de pesquisa de diversas instituições compilaram informações sobre exigências nutricionais para esses animais no país levantadas ao longo de mais de duas décadas, muitas delas por bolsistas da CAPES. O trabalho resultou em um sistema voltado para as condições brasileiras para caprinos e ovinos, descrito no livro Exigências nutricionais de caprinos e ovinos: BR – Caprinos & Ovinos.

Ao longo de quase 300 páginas, os autores se debruçam sobre a necessidade de se melhorar o desempenho de caprinos e ovinos, a economicidade e o balanceamento de rações e suplementos para tal. A publicação trata de temas como exigências de energia, minerais e proteínas para os animais, predição do valor energético de alimentos e dietas dos bichos e traz a tabela com os dados nutricionais específicos para o Brasil. Tradicionalmente, a produção tem se dado com base em dados de locais como Austrália, Estados Unidos e França.

Professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Elzania Pereira é uma das editoras da obra. A cientista sintetiza a contribuição que a obra traz à agropecuária brasileira. “Teremos rações bem balanceadas para caprinos e ovinos, maior lucratividade no sistema e menores perdas de nutrientes para o ambiente, assim como emissões de metano, porque é uma tabela específica adaptada às condições brasileiras”, explica.

A lista de instituições envolvidas inclui universidades brasileiras e norte-americanas, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Ciência Animal e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa). Um dos autores dos capítulos 8, 9 e 10, que tratam de exigências de energia, proteínas e minerais para ovinos, Antonio Brito é fruto desse ecossistema. O pesquisador é doutor em Zootecnia pela UFC, orientado por Elzania Pereira e financiado com bolsa da CAPES, além de ser professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), duas das instituições de ensino participantes.

Para Brito, o BR Caprinos & Ovinos é “um divisor de águas”. “As características dos animais nos trópicos são diferentes das dos animais em regiões temperadas”, pontua o pesquisador, que trabalha com ovinos deslanados, animais que se adequam a locais mais quentes, como o Brasil. “As informações publicadas em sistemas estrangeiros podem causar tanto uma superalimentação como uma subalimentação para os animais. Os dados levantados no Brasil permitirão um ajuste fino econômico nos sistemas de produção, principalmente relacionados ao manejo nutricional”, diz o cientista, para quem “o suporte da CAPES foi essencial”.

Outra orientanda de Elzania Pereira envolvida na publicação da obra é Evandra Justino, uma das autoras dos capítulos 9 e 10 do livro. Evandra conta que foram constatadas, por exemplo, diferenças entre animais fêmeas e machos quanto às exigências de minerais como cobre, ferro e manganês. E quer avançar em um ponto específico para uma segunda edição do BR Caprinos & Ovinos. “Uma lacuna a ser explorada são as fêmeas gestantes de raças tropicais, precisamos de pesquisas nesse sentido”, afirma a pesquisadora, que foi bolsista da CAPES no mestrado e no doutorado. Para avançar nesse sentido, mais uma vez a Fundação está presente: Evandra Justino é bolsista pelo Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD).



Livro
https://brcaprinoseovinos.ufc.br/wp-content/uploads/2024/08/br-caprinos-ovinos-pt.pdf

Fonte
https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/sistema-pode-melhorar-nutricao-de-caprinos-e-ovinos-no-brasil
Data: 03/02/2025
Instituições Participantes
Atendimento Via Whatsapp
FORTALEZA
08 às 12 hrs e 13 às 17 hrs (85) 3101-9854