Hospital Universitário do Ceará é inaugurado e se destaca como um dos maiores hospitais públicos do Brasil

Solenidade teve as presenças do presidente Lula, do governador Elmano de Freitas, de ministros(as), secretários(as), reitor da Uece, entre outras autoridades

A história da saúde pública no Ceará avança para um novo capítulo com a abertura de serviços do Hospital Universitário do Ceará (HUC), inaugurado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (19), em Fortaleza, no campus da Uece no Itaperi. O novo hospital tem uma área de 78,6 mil metros quadrados com três torres (Clínico, Cirúrgico e Materno-Infantil) e sete pavimentos. Além disso, são 652 leitos e mais 180 leitos complementares, totalizando 832 leitos. O investimento para construir e equipar o equipamento foi de R$ 667,71 milhões. As atividades da unidade de saúde começam imediatamente, em cinco especialidades, inicialmente.

Na solenidade, realizada no Dia de São José, o padroeiro do Ceará, estiveram presentes o presidente Lula, o governador Elmano de Freitas, o prefeito da Capital, Evandro Leitão, ministros(as), secretários(as) de Estado, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, demais reitores, outras autoridades, além da população.

A unidade prestará serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais públicos da Região de Saúde de Fortaleza e aos Hospitais Regionais coordenados pela Secretaria da Saúde do Ceará. A diretora-geral do HUC é a médica Ivelise Brasil, professora da Uece.



Para o presidente Lula, o Hospital Universitário do Ceará representa um SUS forte, eficiente e humanizado. “O lema para a saúde no Ceará tem que ser melhorar sempre, piorar nunca, porque o nosso povo merece o melhor. Eu só tenho uma missão neste país, é provar que ninguém quer comer mal, se vestir mal, morar mal ou ter uma saúde de péssima qualidade. Quem trabalha na saúde merece todo o nosso respeito, porque sem eles não seríamos muita coisa. O SUS estava muito desacreditado, aí veio a pandemia, e quem salvou este País foi o SUS”.

Emocionado, o governador Elmano de Freitas destaca que o HUC é resultado de união. O projeto foi idealizado ainda em meio à pandemia da covid-19, que no Brasil teve início marcado em março de 2020.



“É um momento histórico para o povo cearense. Esse Hospital foi um sonho que se concretiza. Eu agradeço a São José, ao povo cearense, parceiros e servidores e operários que contribuíram com esse Hospital. Nós começamos esse projeto político com os Hospitais Regionais e, neste momento, é muito importante para termos a clareza que esse é o maior hospital público da nossa história”.



“Este é um grande presente para o povo do Ceará e para a Universidade Estadual do Ceará, neste cinquentenário da Uece. O hospital Universitário revolucionará a assistência em saúde em nosso estado, garantirá a formação na área de saúde de excelência e tornará esse grande equipamento uma grande plataforma de pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde. Viva a saúde pública cearense, Viva à Universidade Estadual do Ceará e a todas Universidades estaduais do Ceará, Vida ao Povo Cearense!”, fala emocionado o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares.

A implementação dos serviços do HUC vai ocorrer gradualmente em três fases. Nesta primeira fase, iniciada imediatamente com a inauguração, há 159 leitos abertos e cinco serviços especializados: Cirurgia Vascular; Oncologia (clínica e cirúrgica); Hematologia; Urologia; e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Quando o HUC estiver em pleno funcionamento, a população cearense terá serviços em mais de 30 especialidades.

Mais serviços para cuidar dos cearenses


Já neste primeiro momento, HUC terá em funcionamento um completo Centro de Imagem, a Unidade de Quimioterapia Ambulatorial, além de seis salas de cirurgia e 16 consultórios.

O Centro de Imagem dispõe de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Hemodinâmicas, Ultrassom, Ecocardiograma e Eletrocardiograma. Até abril, o Ambulatório SerTrans passa a funcionar no HUC, de segunda a sexta.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) explica que os pacientes do HUC serão recebidos por meio da Central de Regulação do Estado, ou seja, um fluxo de atendimento que garante ao paciente acesso eficiente aos serviços do SUS de maneira adequada. Ainda nesta quarta, o Hospital recebe os 15 primeiros pacientes.

Outro diferencial do HUC é o perfil de ensino, pesquisa e extensão em saúde pública, com foco na formação acadêmica de novos profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade está localizada na área do Campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O ministro da Educação, Camilo Santana, governador à época do início da construção do HUC, também compartilha a emoção de ver o Hospital pronto para receber os cearenses.

“Hoje é um dia muito especial para mim. Com a coragem, com os profissionais de saúde, naquele momento [pandemia da covid-19] começou o sonho de construir o maior hospital público do Ceará. Esse Hospital é 100% SUS, é também o primeiro hospital universitário do Estado, e será para o ensino e pesquisa com o que há de melhor”.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca que o HUC começa com a missão de reduzir o tempo de espera do atendimento especializado no Sistema Único de Saúde.



“Com os recursos adicionais que o Ministério da Saúde começa a colocar a partir de hoje, para funcionamento das cirurgias e atendimentos, este Hospital vai fazer transplantes que poucos Hospitais do Brasil fazem”, projeta.

Além disso, acrescenta Padilha, a parceria também se estende a investimentos para o Instituto Doutor José Frota (IJF) e Hospital da Mulher, da rede municipal de Fortaleza.

“Esse alinhamento agora está se consolidando através de uma relação respeitosa e uma abertura com o Estado do Ceará, especialmente com Fortaleza. É dessa gratidão que o meu coração está cheio. Essa obra [do HUC] é um orgulho para todos nós, cearenses e nordestinos”, pontua Evandro Leitão, prefeito de Fortaleza.

Atendimento integrado e perto do cidadão
Além disso, foi construída uma praça de aproximadamente 3.400 m² na entrada principal do complexo, sete áreas de estacionamento pavimentadas, com um total de 2.026 vagas.

Isso é fundamental tendo em vista a localização estratégica do equipamento na Capital, com rápido acesso a rodovias de ligação com a Região Metropolitana de Fortaleza, para garantir agilidade e qualidade no atendimento ao cidadão.

Com o HUC, a Rede Sesa passa a contar com 14 hospitais, sendo dez em Fortaleza e quatro no Interior.

“A população cearense precisa ser bem tratada, bem acolhida, precisa de humanização. Ela precisa de equipamentos como esse Hospital”, pontua a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.

O acesso ao complexo hospitalar será garantido por três linhas de ônibus que farão o trajeto dos terminais do Siqueira e da Parangaba. Clique aqui para saber mais sobre o itinerário.



A alegria também é compartilhada por José Júnior, 24, egresso da rede pública estadual e atualmente estudante de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece). “Eu estive na obra em 2022 e, neste 19 de março, é uma honra estar na inauguração deste Hospital. Para nós que somos acadêmicos da Saúde também é uma oportunidade incrível, porque vai nos abrir portas para o ensino, pesquisa e extensão”, acrescenta.

Caio Pontes, enfermeiro-chefe da UTI do HUC, traduz o sentimento da equipe. “Hoje eu sou formado por conta do Fies. O nosso SUS é gigante. Estamos preparando grandes profissionais para receber da forma mais humana a população cearense, como ela merece. Desde quem colocou o primeiro tijolo aqui, quem está nos serviços gerais e quem está na ponta, os profissionais de saúde que estão na luta por um serviço de saúde melhor para todos”, conclui.




Fonte: https://www.uece.br/noticias/hospital-universitario-do-ceara-e-inaugurado-e-se-destaca-como-um-dos-maiores-hospitais-publicos-do-brasil/
Data: 20/03/2025
Instituições Participantes
Atendimento Via Whatsapp
FORTALEZA
08 às 12 hrs e 13 às 17 hrs (85) 3101-9854