Pesquisadora Cristiane Clemente de Mello Salgueiro é contemplada com Bolsa CNPq DT-C (2025-2028)

A pesquisadora Cristiane Clemente de Mello Salgueiro, do Centro Universitário Inta UNINTA, foi contemplada com a Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico – DT-C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para o período de 2025 a 2028.

A concessão da bolsa DT-C – nível C – reconhece a destacada atuação da pesquisadora na inovação e no desenvolvimento tecnológico em sua área de especialidade, bem como sua contribuição para a transferência de conhecimento científico à sociedade e ao setor produtivo.

O Programa de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do CNPq tem como objetivo estimular pesquisadores com experiência comprovada na geração de tecnologias, processos e produtos inovadores, fortalecendo a pesquisa aplicada no Brasil.

Com essa conquista, Cristiane Salgueiro reforça seu compromisso com a produção de conhecimento voltado ao desenvolvimento tecnológico e com a formação de recursos humanos qualificados, consolidando-se como referência em sua área de atuação.

A proposta contemplada, enquadrada na área de Biotecnologia da Saúde, foca no desenvolvimento e validação do bioproduto “Vitta4U Regenera”, à base de água de coco em pó (ACP), destinado ao tratamento do pé diabético e à prevenção e tratamento de lesões por pressão (LP). As instituições parceiras do projeto são: UNINTA/PPGBiotec, UECE/RENORBIO, UFAL, Instituto Ecoco do Brasil, Biomátika Indústria e Comércio de Produtos Naturais, Emporium Coconuts, Prefeitura Municipal de Jaguaretama-CE, Hospital Regional da UNIMED Sobral-CE e Hospital Universitário do Estado do Ceará.

Segundo a professora Cristiane Salgueiro, coordenadora do projeto, o Vitta4U Regenera surge como uma solução inovadora e acessível para o tratamento de feridas, aliando eficácia clínica, baixo custo e alto impacto na qualidade de vida dos pacientes.

Cristiane Clemente de Mello Salgueiro é médica veterinária (UECE, 2000), doutora em Ciências Veterinárias (Universidad Complutense de Madrid, 2003) e possui pós-doutorado em Biotecnologia (UECE, 2006). É professora visitante e pesquisadora do Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO (UECE) e docente permanente do PPGBiotec (UNINTA) e do Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde no Semiárido (MACSS/UNINTA, desde 2024). Foi docente do PROFNIT (2020-2023), coordenadora de P&D e Inovação da FATENE (2015-2020), da CEUA/FATENE (2015-2017) e bolsista de Produtividade CNPq DT-2 (2012-2023). Atualmente, é coordenadora do PPGBiotec – UNINTA, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e assessora de Propriedade Intelectual (desde 2025).

Atua em Biotecnologia desde 2006, com experiência em conservação de germoplasma, desenvolvimento de agentes profiláticos e terapêuticos, bioprocessos e uso de água de coco em pó em criopreservação e cicatrização. Possui 22 patentes depositadas, publicações internacionais e ampla experiência em pesquisa aplicada, difusão tecnológica, inovação e propriedade intelectual.
Data: 31/07/2025
Instituições Participantes
Atendimento Via Whatsapp
FORTALEZA
08 às 12 hrs e 13 às 17 hrs (85) 3101-9854